Timeline categorias: Destaque

Lata Metal

A bolacha era comercializada em grandes latas de folha de flandres, com enormes rótulos de papel coloridos que variavam conforme o sabor: Maria, Petit-beurre, Digestiva ou de Gengibre.

Em 2018, para celebrar o seu 125º aniversário, a Fábrica lançou uma nova lata de metal, que presta uma justa homenagem à lata original que faz parte da história de tantas famílias Madeirenses.

De geração em geração

Os nossos livros de receitas são o nosso bem mais precioso. Estes pequenos livros estão repletos de receitas originais da Dª Guilhermina, todas escritas na sua linda caligrafia.

São estas receitas que  passadas de geração em geração fazem da Fábrica Santo António uma marca de referência, e que definem hoje, parte da identidade Madeirense.

Francisco & Guil

Francisco Roque Gomes da Silva escolhe para sua esposa a sua adorada Guilhermina, mais conhecida por Guil, que vem a ser a sua grande companheira de vida.

Foi ela a grande responsável pelo desenvolvimento da maioria das receitas familiares que atravessaram gerações.

Maquinaria original

A Fábrica mantém a maquinaria original na produção da bolacha, inicialmente funcionavam manualmente, depois a vapor, e atualmente a sua força motriz é a electricidade.

A laminadora, que serve para estender a massa até à espessura determinada para a bolacha, e a máquina de moldar, que corta e molda a massa no formato pretendido.

Ambas as máquinas são provenientes de Inglaterra, e foram criadas por “SPERLING & WILLIAMS’.

1893, o ano da Fundação

Em 1893, nasce a Fábrica Santo António pela mão de Francisco Roque Gomes da Silva, surgindo como a primeira fábrica de bolachas e biscoitos da Ilha da Madeira.

A partir desta data, as ruas do Funchal ganham um novo aroma vindo da Travessa do Forno.

Funchal de 1906

Nesta fotografia, podemos visualizar no canto esquerdo o edifício da Fábrica Santo António à data de 1906, assim como os carris do carro americano no meio da antiga Rua do Principe, atual Rua 5 de Outubro.

A fábrica tinha apenas 13 anos…

Travessa do Forno

A Travessa do forno ganhou o seu nome porque noutros tempos aqui, se localizava um forno comunitário. Foi neste local, e aproveitando a infra-estrutura existente que foi construída a Fábrica Santo António.

Esta fotografia retrata a realidade de 1920…